This is an archive of the former website of the Maoist Internationalist Movement, which was run by the now defunct Maoist Internationalist Party - Amerika. The MIM now consists of many independent cells, many of which have their own indendendent organs both online and off. MIM(Prisons) serves these documents as a service to and reference for the anti-imperialist movement worldwide.

Lamentamos os finados dos atentados no World Trade Center. Fortalecemos a nossa resolução de expulsar o capitalismo beligerante!

11 de setembro de 2001--O Movimento Internacionalista Maoísta (MIM) se une com a gente do mundo inteiro em lamentando os finados dos atentados de hoje no World Trade Center e o Pentágono. As suas mortes são tão lamentáveis e tão evitáveis como as mortes dos milhões de crianças todos os anos que morrem de fome e de doença, vítimas do militarismo e do imperialismo.

Estes atentados não poderiam ter sido impedidos por umas forças armadas amerikanas e um sistema de espionagem ainda mais fortes que eles são agora. Uns atentados devastadores no futuro também não podem ser impedidos pelo bombardeio de represália, o assassínio de « terroristas » putativos, a invasão de chamados « estados velhacos » ou a revogação de direitas civis nos E$tado$ Unido$. A velha idéia gasta de « paz por meio de força » do presidente Bush é falida. Em toda a história há sempre existido um país mais poderoso que os outros. Isso nunca parou a guerra.

Estes atentados não aconteceram porque o antigo presidente Clinton foi « fraco » ou « desmontou as forças armadas dos Estados Unidos », como uivam já umas babacas quase-fascistas. A política militar internacional de Clinton era muito agressivo: ele bombardou as usinas hidráulicas do Iraque, fábricas de aspirina no Sudão, e pontes na Iugoslávia e mandou tropas através do mundo, de Albânia a Somália--ações que aumentaram a raiva internacional contra os E$tado$ Unido$. Na última eleição os republicanos ainda fizeram um ponto de debate das políticas militares « activistas » de Clinton.

Os democratas e os republicanos representam uma classe de pessoas que tiram proveito da guerra mundial. Conseqüentemente têm medo de trabalhar ativamente pela paz ao longe. As tentativas técnicas e militares na paz e a segurança vão falhar. É hora de deixar o pensamento antigo para ir à origem do conflito humano--a produção pelo lucro, o sistema de classe, conflitos sobre a terra etc. Issos podem ser tratados somente pelo comunismo, tão difícil como será conseguí-lo.

Na sua resposta imediata nos atentados, o presidente George Bush disse que « a liberdade foi atacada esta manhã, e a liberdade será defendida ». Contudo os E$tado$ Unido$ trataram sem respeito a liberdade de pessoas no mundo inteiro há muito mais de 100 anos. Fizeram uma guerra genocidial nas Filipinas no fim do XIXº século. Suportaram um golpe na Indonésia que matou quase um milhão de pessoas no meio do XXº século. A sua agressão fútil em Ásia do sudeste--em nome de « paz » e « liberdade »--matou mais de três milhões.

Hoje mesmo, os E$tado$ Unido$ suportam embargos contra o Iraque que mataram talvez milhões de crianças. Fornecem e suportam tacitamente as incursões israelitas no território palestino, como o bombardeio de um campo de refugiados fora de Jenin ontem. Bombardeam os países que não se submetem às ordens e$taduniden$e$. Suportam a guerra de baixa intensidade para manter regimes corruptos e brutais no poder, de Colômbia às Filipinas à Turquia. Os « acidentes militares »-- do bombardeio da embaixada chinesa ao afundamento do barco Ehime Maru--são ocorrências regulares.

A lista dos crimes é praticamente sem limite.

Não censuramos os oprimidos que ataquem as forças militares e$taduniden$e$ e as instituições do imperialismo amerikano, tanto que não censuramos George Washington por atacar os britânicos, nem Nat Turner por atacar os proprietários de escravos, nem Mao Zedong por atacar os invasores japoneses. Em vez disso, devemos trabalhar para um mundo com as causas da guerra retiradas. As votações de opinião pública mostram que os amerikanos já sabem isso. É tempo que agem. Devem agir ferozmente como nunca antes na história, porque tolerar ainda uma causa pequena más constante de guerra pode causar o fim da espécie humana. O Oriente Médio sozinho e os seus conflitos econômicos são razão bastante para uma ditadura do proletariado.

Ainda uma possibilidade anual de um por cento de destruição duma guerra nuclear ou biológica causada pela agressão capitalista, ou a « avidez » como a chamam a gente, não deve ser tolerada pelo proletariado. Isso é como a roleta russa com cem câmaras e uma bala. Depois de cinqüenta vezes a possibilidade de sobrevivência é somente 60,5%. Ou seja uma possibildade anual aparentemente pequena de um por cento de guerra mundial é um destino fatal. Depois de 100 anos (ou vezes de roleta russa), as possibilidades de sobrevivência são somente 36,6%. Depois de 200 anos, somente 13,4%.

Pelos milhões de vítimas do capitalismo e do imperialismo, pelas gerações futuras da espécie humana, devemos acabar com este sistema vil, opressivo, guerreiro!

Escrever-nos no endereço mim3@mim.org


Portuguese Maoism Página principal