This is an archive of the former website of the Maoist Internationalist Movement, which was run by the now defunct Maoist Internationalist Party - Amerika. The MIM now consists of many independent cells, many of which have their own indendendent organs both online and off. MIM(Prisons) serves these documents as a service to and reference for the anti-imperialist movement worldwide.

Definições Revolucionárias

Maoísmo. Não sirva dizer que o maoísmo é as obras de Mao Zedong--ou a doutrina dirigente da primeira revolução camponesa com êxito no Terceiro Mundo que liberou a China em 1949. A revolução completa é fundamental à perspectiva do MIM sobre o maoísmo. Isso quer dizer que todas relações sociais, culturais, políticas e econômicas devem ser revolucionadas e que a gente não será liberada só por a destruição do estado ou do capitalismo. Os grupos, os indivíduos ou as ideologias que escolhem uma única questão--o imperialismo, o racismo, o capitalismo, o sexismo--como central generalmente cedem as otras questões ao estado atual. O maoísmo dita que na luta contra o estado o Partido deve establecer uma cultura nova e revolucionária não baseada em ideologias de dominação e cobiça. O Partido deve encabeçar uma revolução contra os chauvinismos de classe, sexo e nação nele mesmo e contra o estado. O maoísmo aceita o conceito de Lênin dum partido vanguardo. Isso quer dizer que o MIM crê que existe uma maneira superior de fazer as coisas conforme as opções atuais e que devemos lutar para ela.

Mao foi o primeiro líder comunista que sustentou que a luta de classes continua sob o socialismo e que aquela luta deve ser realizada no Partido e contra o Partido.

Num sentido histórico o maoísmo como doutrina liberou a China e influenciou muitos outros movimentos revolucionários inclusive ums movimentos dentro os Estados Unidos. O MIM utiliza a história de outras revoluções e outras movimentos na formação da sua análise.

Baixa um pacote no formato Windows ZIP de artigos sobre Mao (em inglês)

Compra livros (em inglês) sobre Mao de Amazon

Capitalismo. O capitalismo existe onde os não-operários controlam a produção dos operários assalariados, mesmo que a propriedade particular estiver oficialmente a propriedade estadual. Sob o capitalismo, a democracia pela classe operária é solapada pela falta do povo de controle dos sítios de trabalho e da sociedade no conjunto. Os operários têm pouco que ver com a organização do sítio de trabalho e com o que será producido. Nos Estados Unidos as pessoas nos bairros pobres das aglomerações urbanas têm pouco controle do seu meio ambiente. Eles não controlam a polícia nem o gasto da receita dos seus impostos. E certo o sistema de «justiça» é numa verdadeira degringolada.

Socialismo. Isso implica organizar as sociedades conforme os requisitos populares, não conforme o lucrativo. A perspectiva do MIM implica o máximo possível de democracia proletária. A ditadura do proletariado, o sistema de poder que mantem a democracia, quer dizer que toda a gente puser controlar coletivamente os seus meios ambientes em vez de que uma classe mais poderosa os ditar. Nos Estados Unidos os ricos (a classe capitalista) dita a operação do governo e a estrutura do trabalho e da cultura. Sob o socialismo a classe capitalista será desarmada em favor duma ditadura do proletariado (o povo em lugar dum punhado de bastardos ricos).

Capitalismo de estado. Sob o capitalismo de estado, o estado possue nominalmente os recursos de produção, mas a produção se organiza conforme a lucratividade de empresas ou setores indivíduos, não conforme os requisitos populares. A União Soviética se tornou ao capitalismo de estado sob Khruchov e a China sob Deng. Nos dois casos uma nova burguesia evoluiu no aparelho do estado e no próprio Partido comunista.

Revisionismo. O revisionismo se refere às perspectivas que se afirmam comunistas mas que revisam fundamentalmente as obras de Marx em não aplicando o meio científico de materialismo dialético. Freqüentemente os revisionistas diminuem a luta de classes, enfatizam demais a luta para aumentar a produção e o progresso tecnical em oposição às questões políticas, não crêem que o imperialismo é perigoso, advogam meios reformistas de câmbio político e não defendem a ditadura do proletariado. Aos revisionistas o MIM os chama também comunistas fingidos ou capitalistas de estado se eles estão no poder.

Aristocracia operária. «Aristocracia operária» se refere à classe operária que se beneficia da superexploração imperialista do Terceiro Mundo. Por exemplo, os operários brancos nos Estados Unidos se beneficiam tanto da superexploração do Terceiro Mundo que como classe eles já não estão explorados e na verdade se beneficiam do imperialismo.


Portuguese Maoism Página principal